Início
Contactos
Newsletter
g_ini_gr__14.jpg g_ini_gr_4.jpg g_ini_gr__9.jpg g_ini_gr_5.jpg g_ini_gr__6.jpg g_ini_gr__13.jpg g_ini_gr__12.jpg g_ini_gr__7.jpg g_ini_gr__11.jpg g_ini_gr__10.jpg g_ini_gr__8.jpg

Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave e o Museu de Arte Sacra 
Anterior Seguinte


O Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave, situado na Freguesia de Taíde, no concelho de Póvoa de Lanhoso, é um complexo religioso que para além da igreja engloba um museu de arte sacra, uma via sacra com várias capelas e alguns edifícios inicialmente dedicados ao apoio a peregrinos.

Originalmente começou por ser um pequeno oratório edificado em 1730, posteriormente englobado por uma primeira capela construída em 1734 e uma segunda capela, a de Santa Ana, construída em 1865.

Graças ao avolumar de crentes da “Senhora dos Milagres”, foi dado início a construção do complexo, provido de uma escadaria semelhante à presente no Santuário de Bom Jesus de Braga. Por carta régia de 14 de Abril de 1874, o santuário foi elevado à categoria de Santuário Real, tornando-se até os dias de hoje um dos mais importantes santuários marianos de Portugal.

Dentro do complexo destaca-se o Museu de Arte Sacra Popular, que possui uma vasta colecção de ex-votos (quadros pintados) dos séculos XVIII e XIX, que demonstram bem a fé que a população local tem pela “Senhora dos Milagres”. Estes quadros caracterizam-se por representar uma graça recebida num momento de aflição, tendo em comum a imagem da santa e uma legenda que descreve o milagre ocorrido.

Esta colecção de ex-votos é a segunda maior de Portugal, só superada pela colecção da Ermida de Nossa Senhora do Monte do Carmo, perto de Azaruja, no Alentejo.
Voltar a A Região

00 351 253632466 info@quintasaovicente.com Animais de estimação são bem-vindos

:: Administração ::
Nº Visitas: 478124 Conteúdo da responsabilidade de Quinta de São Vicente
:: © 2013-01-24 - Todos os direitos reservados ::
:: Política de privacidade ::