ptenfr
A Região

Uma região com tradição, arte e história

Situada em pleno coração do Minho e encaixada entre os verdes vales do Ave e do Cávado, Póvoa do Lanhoso integra toda a riqueza e diversidade da maravilhosa paisagem minhota.

Visitar Póvoa do Lanhoso é viajar no tempo e partir à descoberta de Portugal, dos monumentos que testemunham os encontros e desencontros da história, da secular arte do ouro, do artesanato popular, sem esquecer a sua rica gastronomia e o vinho verde, a etnografia e a hospitalidade das suas gentes. Possibilidade de várias actividades, tais como: Passeios a cavalo ou de charrette, desportos radicais.

É conhecer a herança do passado com o conforto do presente.

Conheça as tradições da região

Locais a visitar

Castelo de Lanhoso

O Santuário de Nossa Senhora do Pilar e o Castelo de Lanhoso ficam situados no Monte do Pilar, o maior monólito granítico do país, a meio caminho entre os rios Cávado e Ave, no concelho de Póvoa de Lanhoso.

Santuário de Nossa Senhora do Pilar

O Santuário de Nossa Senhora do Pilar foi construído e edificado nos meados do século XVI com pedras das muralhas do antigo Castelo.

Castro de Lanhoso

O Castro de Lanhoso, foi descoberto no final dos anos trinta do século 20 na encosta do Monte do Pilar, num local conhecido como Lage Grande.

Citânia de Briteiros

A Citânia de Briteiros trata-se de um sítio arqueológico da Idade do Ferro situado na freguesia de Salvador de Briteiros, no concelho de Guimarães. As suas ruínas foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Igreja de Geraz do Minho

Esta igreja conta mais ou menos 800 anos e é constituída por uma capela e por uma nave central que deverá ter sido construída no século XI ou XII.

Igreja de Fontarcada

A Igreja Matriz de Fontarcada, cujo nome real é Igreja de São Salvador, fica situada na freguesia de Fontarcada (ou Fonte Arcada), no Concelho de Póvoa do Lanhoso. A sua construção data de entre finais do século XIII e início XIV, já nos finais do período Românico, e fazia parte de um convento beneditino erguido no ano de 1607 do qual nada resta.

Igreja de Verim

A Igreja Matriz de Santa Maria de Verim, situa-se na Freguesia de Verim, no Concelho de Póvoa de Lanhoso. De estilo Românico, prevê-se que a data de construção desta igreja esteja entre finais do século XII e princípios do século XIII. Exteriormente a Igreja mantém-se quase no estado primitivo e muitas das suas pedras ainda contêm as iniciais dos artistas que as esculpiram.

Museu do Ouro de Travassos

O Museu do Ouro de Travassos foi inaugurado no dia 3 de Março de 2001 e surge como resultado de um processo de valorização e de dignificação do trabalho artesanal do ouro. O projecto do Museu do Ouro remonta aos anos oitenta, mas assumiu uma forma mais activa a partir de 1993.

Ponte de Mem Gutierres

A Ponte Mem Gutierres é uma ponte medieval edificada sobre o Rio Ave na freguesia de Esperança, no Concelho de Póvoa de Lanhoso. Caracteriza-se por ter um perfil em cavalete assente sobre um arco quebrado.

Ponte de Prozelo

A Ponte de Prozelo, também conhecida como Ponte do Porto, é uma ponte Medieval construída em granito, constituída por onze arcos, classificada como Monumento Nacional em 1910. Esta atravessa o rio Cávado, na freguesia de Prozelo entre os concelhos de Amares e Braga.

Praia Fluvial de Verim

Esta praia fluvial fica nas margens do rio Cávado, na freguesia de Verim, no concelho de Póvoa de Lanhoso. Tem amplos espaços e águas calmas que possibilitam uma estadia tranquila, seja ao sol ou debaixo da sombra das árvores.

Quinta Villa Beatriz

Este elegante palacete oitocentista denominado de Villa Beatriz, fica integrado na Quinta com o mesmo nome junto ao Rio Ave. Foi mandado construir por Francisco Antunes Guimarães, em honra da sua amada Beatriz, que nunca chegou a habitar a casa por ter falecido muito jovem.

Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave

O Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave, situado na Freguesia de Taíde, no concelho de Póvoa de Lanhoso, é um complexo religioso que para além da igreja engloba um museu de arte sacra, uma via sacra com várias capelas e alguns edifícios inicialmente dedicados ao apoio a peregrinos.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra, integrado no Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave, possui uma vasta colecção de ex-votos (quadros pintados) dos séculos XVIII e XIX, que demonstram bem a fé que a população local tem pela “Senhora dos Milagres”.

Theatro Club

Projectado por Ascensão Machado e construído por acção do maior benemérito da Póvoa de Lanhoso – António Lopes, o Theatro Club é especialmente característico da Arte Nova, destacando-se entre as salas de espectáculo existentes em Portugal pela sua peculiar arquitectura e expressiva decoração.

Quer saber mais sobre a Póvoa de Lanhoso?

Visite o site do Município da Póvoa de Lanhoso e saiba mais sobre o concelho. Acompanhe as notícias e eventos locais.

Numa quinta que desde tempos imemoriais se dedica à exploração agrícola, encontra-se esta casa de lavrador abastado, caraterística da arquitetura minhota, para além dos edifícios principais, existe uma série de dependências ligadas às tarefas do campo.

© 2020 Quinta São Vicente | Fotografia  | Design Ricardo Magalhães Design